DOISFI

Biografias

Marie Curie (1867-1934)

Marie Curie era física e química nascida na Polônia é uma das cientistas mais famosas de seu tempo. Juntamente com seu marido Pierre, ganhou o Prêmio Nobel em 1903 e ganhou outro em 1911.

Marie Curie

Marie Sklodowska nasceu em Varsóvia em 7 de novembro de 1867, filha de um professor. Em 1891, ela foi para Paris para estudar física e matemática na Sorbonne, onde conheceu Pierre Curie, professor da Escola de Física. Eles se casaram em 1895.

Os Curies trabalharam juntos na investigação da radioatividade, baseando-se no trabalho do físico alemão Roentgen e do físico francês Becquerel. Em julho de 1898, os Curies anunciaram a descoberta de um novo elemento químico, o polônio. No final do ano, eles anunciaram a descoberta de outro o rádio. Os Curies, juntamente com Becquerel, receberam o Prêmio Nobel de Física em 1903.

A vida de Pierre foi interrompida em 1906, quando ele foi atropelado e morto por uma carruagem. Marie assumiu o cargo de professora, tornando-se a primeira mulher a ensinar na Universidade de Sorbonne e dedicou-se a continuar o trabalho que haviam começado juntos. Ela recebeu um segundo Prêmio Nobel de Química, em 1911.

A pesquisa do Curie foi crucial no desenvolvimento de raios-x em cirurgia. Durante a Primeira Guerra Mundial, Curie ajudou a equipar ambulâncias com equipamento de raio-x, e ela própria dirigiu até as linhas de frente. A Cruz Vermelha Internacional liderou seu serviço radiológico e realizou cursos de treinamento para enfermeiros e médicos nas novas técnicas.

Apesar de seu sucesso, Marie continuou a enfrentar grande oposição de cientistas do sexo masculino na França e nunca recebeu benefícios financeiros significativos de seu trabalho. No final da década de 1920, sua saúde estava começando a se deteriorar. Ela morreu em 4 de julho de 1934 de leucemia, causada pela exposição à radiação de alta energia de sua pesquisa. A filha mais velha dos Curie, Irene, também foi uma cientista e vencedora do Prêmio Nobel de Química em 1935. Isso tornou a família Curie a maior ganhadora de prêmios Nobel até hoje